O anúncio que deixou de existir

Há uma situação que se repete na minha vida: estou a ver um vídeo do YouTube na casa de um amigo e repentinamente um anúncio interpõem-se entre nós e o que estamos a ver. Impacientemente, esperamos para fazermos “skip”. Recomeçamos a ver o vídeo após a interrupção e passado uns minutos repete-se o mesmo. Ficamos irritados, dizemos uns palavrões ao capitalismo e juramos atear fogo ao Silicon Valley quando passarmos lá ao pé. Digo que sei a solução para o problema, fazemos uma pausa e entretanto faço a instalação de uma pequena extensão no navegador, magicamente os anúncios desapareceram. Capitalismo 0, humanos 1. O vídeo pode finalmente ser visto sem interrupções.

Estas situações acontecem não só no YouTube, há publicidade em todo o lado na Internet: Search Page da Google, Spotify ou Instagram, são um dos exemplos. Apesar de ser um processo bastante simples, há pessoas que ainda desconhecem que existem formas de tornar a Internet um local mais agradável e também mais seguro. Estou a falar de bloqueadores de publicidade vulgarmente conhecidos como Ad Blockers – estima-se que cerca de 40% dos utilizadores da Internet a nível mundial os tenham instalado nos seus dispositivos. Apesar de já existirem há décadas, o primeiro apareceu em 1996 através de uma pequena companhia chamada PrivNet. O desconhecimento de informática, especialmente pelas pessoas mais idosas, e a luta da indústria da publicidade contra os mesmos, faz com que ainda seja necessária mais divulgação para termos uma Internet livre de anunciantes. 

Algumas vantagens de se usar um bloqueador de anúncios:
– Bloqueio de publicidade incluindo anúncios que contêm “malware” que nos encaminha para páginas fraudulentas ou downloads de aplicações com vírus;
– Maior privacidade devido ao bloqueio de rastreio por terceiros;
– Aumenta a velocidade de visualização das páginas na Web;
– Diminuição do uso de dados na Internet;
– Haver menos distrações!

Para quem não ainda usa um Ad Blocker, vou deixar uns “links” para umas extensões ou aplicações que vos podem ser úteis.
Brave (navegador para o Desktop ou telemóvel) – vem com um bloqueador de publicidade já instalado e bloqueia o rastreio por terceiros.
uBlock Origin (extensão para o Chrome, Firefox, MS Edge, Opera ou navegadores baseados no Chromium) – bloqueia a publicidade e malware.
Adguard (iOS, applicação para o navegador Safari) – bloqueia a publicidade, “malware” e também rastreio por terceiros.

São apenas algumas sugestões, existem variadas aplicações ou extensões alternativas, o importante é instalar alguma pois vai melhorar substancialmente a nossa navegabilidade e aumentar a protecção contra terceiros mal-intencionados na Internet.

Últimos artigos